/*! This file is auto-generated */ .wp-block-button__link{color:#fff;background-color:#32373c;border-radius:9999px;box-shadow:none;text-decoration:none;padding:calc(.667em + 2px) calc(1.333em + 2px);font-size:1.125em}.wp-block-file__button{background:#32373c;color:#fff;text-decoration:none} .g { margin:0px; padding:0px; overflow:hidden; line-height:1; zoom:1; } .g img { height:auto; } .g-col { position:relative; float:left; } .g-col:first-child { margin-left: 0; } .g-col:last-child { margin-right: 0; } .g-1 { margin: 0 auto; } @media only screen and (max-width: 480px) { .g-col, .g-dyn, .g-single { width:100%; margin-left:0; margin-right:0; } }

Olá, seja bem-vindo

Esqueci minha senha
Aplicação de vinhaça é alternativa da Tereos para irrigar canaviais

luis.martins - 30 de abril de 2025

Em 2024, cerca de 30 mil hectares de cana receberam a irrigação de salvamento com vinhaça, segundo a Tereos (Foto: Divulgação)

Em 2024, cerca de 30 mil hectares de cana receberam a irrigação de salvamento com vinhaça (Foto: Tereos Divulgação)

Compartilhar


A Tereos iniciou na safra 24/25 um projeto de aplicação de irrigação de salvamento com a utilização de vinhaça, subproduto da produção de etanol. A alterativa visou enfrentar os efeitos da seca prolongada que atingiu o país no ano ado e mitigar os efeitos das mudanças climáticas. 

A solução foi desenvolvida e começou a ser testada em 2021, ano que também foi marcado por forte seca na região Centro-Sul, uma das principais produtoras de cana-de-açúcar do país. Os testes apresentaram um bom desempenho, mas a solução não precisou ser utilizada até 2024, quando novamente os efeitos climáticos afetaram a produção.

“Normalmente já realizamos regularmente a aplicação de vinhaça no canavial para fertirrigação em nossa operação, aproveitando o alto teor de água, o potássio e a matéria orgânica, que age como fertilizante no solo”, explica Everton Carpanezi, diretor de operações agroindustriais da Tereos. “Com os desafios climáticos que a produção agrícola vem enfrentando nos últimos anos, amos a desenvolver e estudar novas soluções para mitigar os efeitos do clima e conseguimos bons resultados com a utilização da vinhaça”, completa.

Em 2024, cerca de 20% das áreas próprias da Tereos – o equivalente a mais de 30 mil hectares de cana – receberam a irrigação de salvamento com vinhaça, especialmente entre os meses de junho e agosto, período em que o canavial mais sente os efeitos da seca. Com a operação de salvamento, é esperado que a perda de produtividade seja menor do que nas áreas tratadas de maneira convencional.