/*! This file is auto-generated */ .wp-block-button__link{color:#fff;background-color:#32373c;border-radius:9999px;box-shadow:none;text-decoration:none;padding:calc(.667em + 2px) calc(1.333em + 2px);font-size:1.125em}.wp-block-file__button{background:#32373c;color:#fff;text-decoration:none} .g { margin:0px; padding:0px; overflow:hidden; line-height:1; zoom:1; } .g img { height:auto; } .g-col { position:relative; float:left; } .g-col:first-child { margin-left: 0; } .g-col:last-child { margin-right: 0; } .g-1 { margin: 0 auto; } @media only screen and (max-width: 480px) { .g-col, .g-dyn, .g-single { width:100%; margin-left:0; margin-right:0; } }

Olá, seja bem-vindo

Esqueci minha senha
Barretos terá triagem odontológica gratuita nesta quinta-feira

Sandra Moreno - 14 de maio de 2025

Barretos terá triagem odontológica gratuita nesta quinta-feira

Cirurgiã-dentista Claudia Lima coordena a triagem odontológica em Barretos

Compartilhar



Ação é voltada para garantir saúde bucal à crianças e adolescentes

Promovida pela ONG Turma Dentistas do Bem, a ação acontece simultaneamente em 148 cidades do Brasil, além de países da América Latina e em Portugal. A expectativa é atender 5 mil jovens em 2025. Em Barretos, ela acontecerá quinta-feira (15), das 9 às 15 horas, na Clínica Odontológica do UNIFEB.  

A iniciativa busca identificar crianças e adolescentes de 11 a 17 anos, em situação de vulnerabilidade social, que possuem problemas bucais graves, mas não têm o ao tratamento. A triagem será feita por dentistas voluntários de Barretos, com apoio de estudantes de odontologia do UNIFEB. Serão selecionados 150 jovens, que receberão tratamento gratuito ao longo do ano.

A coordenadora local do projeto, Cláudia Lima, explica que o programa havia sido interrompido, mas foi retomado no final de 2024. “O projeto existia desde 2012, mas estava parado. Retomamos as atividades em setembro, fizemos as primeiras triagens em dezembro e desde então muitas crianças já foram atendidas — algumas até finalizaram o tratamento”, explica.

A ONG em Barretos conta com 20 dentistas voluntários, além de uma clínica de ortodontia parceira. Segundo Cláudia Lima, esse atendimento especializado é essencial para garantir dignidade e novas oportunidades a crianças e adolescentes que muitas vezes não conseguem nem ser atendidos pelo SUS.

Além da triagem, os participantes receberão kits de higiene bucal, doados por empresa parceira. Para mais informações, o contato é (17) 99141-4321. O cadastro para participar da triagem está aberto no site megatriagem.tdb.org.br.