Câmara aprova projeto voltado à prevenção de enchentes e alagamentos
luis.martins - 14 de maio de 2025

Vereador Bodinho citou que o projeto traz solução inovadora para limpeza e desobstrução de bueiros (Foto: Comunicação Câmara)
Compartilhar
O vereador Ricardo Batista da Rocha (Bodinho) é o autor de projeto de lei aprovado na Câmara que institui em Barretos o programa "Bueiro Inteligente", como forma de prevenir enchentes e alagamentos, bem como outros problemas decorrentes do entupimento das galerias de águas pluviais.
De acordo com a matéria, trata-se de um sistema instalado no interior dos bueiros, com capacidade mensurada de acordo com os parâmetros técnicos, sendo que a “caixa coletora age como uma peneira, face ao orifício existente atualmente, permitindo a agem da água, mas retendo o material sólido”.
O projeto também esclarece que o programa consiste na instalação de caixas coletoras, projetadas para reter materiais sólidos sem obstruir o fluxo de água em bueiros e bocas de lobo. Além disso, as caixas coletoras deverão ser equipadas com sistema eletrônico de monitoramento, que contribua para o adequado controle e gerenciamento da limpeza e desobstrução dos dispositivos.
Na exposição de motivos, o vereador Ricardo Bodinho argumenta ainda que Barretos enfrenta desafios significativos relacionados a enchentes e alagamentos, sendo importante adotar medidas preventivas eficazes para assegurar a proteção da infraestrutura urbana e a segurança dos munícipes.
“O acúmulo de resíduos sólidos é uma das principais causas de entupimentos nas galerias de águas pluviais, prejudicando o escoamento adequado e resultando em inundações que afetam negativamente residências, comércios e vias públicas. O programa ´Bueiro Inteligente´ oferece uma solução inovadora”, argumenta. O autor também sustenta que a “implementação de caixas coletoras equipadas com sistemas eletrônicos de monitoramento proporcionará uma resposta proativa à gestão dos sistemas de drenagem, com notificações em tempo real sobre o nível de resíduos, garantindo operações de manutenção mais eficientes e orientadas por dados”.
Após ser aprovado na Câmara, o projeto foi encaminhado para a sanção do prefeito Odair Silva.