/*! This file is auto-generated */ .wp-block-button__link{color:#fff;background-color:#32373c;border-radius:9999px;box-shadow:none;text-decoration:none;padding:calc(.667em + 2px) calc(1.333em + 2px);font-size:1.125em}.wp-block-file__button{background:#32373c;color:#fff;text-decoration:none} .g { margin:0px; padding:0px; overflow:hidden; line-height:1; zoom:1; } .g img { height:auto; } .g-col { position:relative; float:left; } .g-col:first-child { margin-left: 0; } .g-col:last-child { margin-right: 0; } .g-1 { margin: 0 auto; } @media only screen and (max-width: 480px) { .g-col, .g-dyn, .g-single { width:100%; margin-left:0; margin-right:0; } }

Olá, seja bem-vindo

Esqueci minha senha
Festa de Barretos como patrimônio cultural do Brasil   

O Diário - 26 de abril de 2025

Festa de Barretos como patrimônio cultural do Brasil   

Festa de Barretos como patrimônio cultural do Brasil   

Compartilhar


O projeto de lei que reconhece a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos como patrimônio cultural e imaterial do Brasil continua em tramitação na Câmara Federal. Nesta semana, o deputado federal Zucco, do PL do Rio Grande do Sul, foi designado como relator na Comissão de Cultura. O projeto é de autoria do deputado Capitão Augusto, também do PL, e está em análise desde setembro de 2023.
Na exposição de motivos, o proponente argumenta que a Festa do Peão de Barretos um dos eventos mais emblemáticos e tradicionais do Brasil, celebrando a cultura e tradições do homem do campo.

O parlamentar lembra que o evento anual, promovido por Os Independentes, atrai centenas de milhares de visitantes de todo o país e do mundo, destacando a importância da pecuária e do trabalho dos boiadeiros para a história e o desenvolvimento cultural e econômico do Brasil.

O Capitão Augusto acrescenta que reconhecer a Festa do Peão de Barretos é uma forma de preservar e promover suas tradições, garantindo que as gerações futuras possam apreciar e aprender sobre a riqueza da cultura rural e brasileira. A lei número 12.489/2011 reconheceu Barretos como “Capital Nacional dos Rodeios”. A Festa do Peão neste ano chega à sua 70ª edição e será realizada de 21 a 31 de agosto. A consolidação de Barretos como estância turística a, necessariamente, pela valorização de seu principal evento.