/*! This file is auto-generated */ .wp-block-button__link{color:#fff;background-color:#32373c;border-radius:9999px;box-shadow:none;text-decoration:none;padding:calc(.667em + 2px) calc(1.333em + 2px);font-size:1.125em}.wp-block-file__button{background:#32373c;color:#fff;text-decoration:none} .g { margin:0px; padding:0px; overflow:hidden; line-height:1; zoom:1; } .g img { height:auto; } .g-col { position:relative; float:left; } .g-col:first-child { margin-left: 0; } .g-col:last-child { margin-right: 0; } .g-1 { margin: 0 auto; } @media only screen and (max-width: 480px) { .g-col, .g-dyn, .g-single { width:100%; margin-left:0; margin-right:0; } }

Olá, seja bem-vindo

Esqueci minha senha
Inovação no dia a dia das empresas: muito além das grandes ideias

O Diário - 15 de maio de 2025

Inovação no dia a dia das empresas: muito além das grandes ideias

Thiago Amorim, especialista em inovação e Agente Local de Inovação do SEBRAE Barretos

Compartilhar


Quando falamos em inovação no contexto empresarial, é comum que a imaginação coletiva nos leve a pensar em grandes lançamentos de produtos, tecnologias disruptivas ou “startups” que revolucionam mercados. Porém, o conceito que precisa ser trabalhado nas empresas é justamente o oposto, visto que a verdadeira força da inovação reside nas pequenas ações, muitas vezes invisíveis, que ocorrem no cotidiano das empresas.

Inovar não é apenas criar algo inédito, mas gerar valor de maneira diferente e isso pode acontecer tanto em multinacionais quanto em uma loja de bairro. No dia a dia empresarial, a inovação está presente quando um processo é simplificado, quando um atendimento é ajustado para melhorar a experiência do cliente, ou quando uma nova forma de organizar o estoque economiza tempo e dinheiro.

Para compreender melhor a amplitude desse conceito, é importante distinguir os principais tipos de inovação que podem ser aplicados em uma empresa: inovação de um produto, inovação organizacional, inovação de marketing, inovação disruptiva e inovação incremental e é justamente essa que ocorre com mais frequência nas empresas de todos os portes.

Essa inovação incremental pode ser vista nas empresas em alguns exemplos, considerados simples, como a criação de um canal de sugestões internas, redesenho do layout de uma padaria, uso de um grupo de WhatsApp para vendas rápidas, alteração da luminosidade da fachada ou até mesmo o processo de entrega. E para implementar essas inovações a empresa pode fazer com o próprio empresário juntamente com os seus funcionários ou buscar um apoio externo de algum profissional especialista em inovação. Uma referência no assunto, com vasto conhecimento em inovação e gestão empresarial é o SEBRAE, que conta com cursos, capacitações, palestras e projetos para incentivar o desenvolvimento das empresas. 

Um destaque é o Programa ALI (Agente Local de Inovação) de Produtividade, onde as empresas recebem um acompanhamento individualizado de até seis meses, seguindo uma metodologia específica que viabiliza o aumento da produtividade e inovação nas organizações atendidas. É importante citar que não há nenhum custo para as empresas, pois, é totalmente subsidiado pelo SEBRAE! Inclusive, esse programa está com inscrições abertas e é uma oportunidade única para empresas de diversos segmentos alcançarem novos resultados. Assim, a empresa que deseja fazer melhor do que está fazendo hoje, com esse programa de inovação, basta procurar o SEBRAE. 

Thiago Amorim, especialista em inovação e Agente Local de Inovação do SEBRAE Barretos