/*! This file is auto-generated */ .wp-block-button__link{color:#fff;background-color:#32373c;border-radius:9999px;box-shadow:none;text-decoration:none;padding:calc(.667em + 2px) calc(1.333em + 2px);font-size:1.125em}.wp-block-file__button{background:#32373c;color:#fff;text-decoration:none} .g { margin:0px; padding:0px; overflow:hidden; line-height:1; zoom:1; } .g img { height:auto; } .g-col { position:relative; float:left; } .g-col:first-child { margin-left: 0; } .g-col:last-child { margin-right: 0; } .g-1 { margin: 0 auto; } @media only screen and (max-width: 480px) { .g-col, .g-dyn, .g-single { width:100%; margin-left:0; margin-right:0; } }

Olá, seja bem-vindo

Esqueci minha senha
Preservação ambiental e redução de prejuízos

O Diário - 4 de maio de 2025

Preservação ambiental e redução de prejuízos

Preservação ambiental e redução de prejuízos

Compartilhar


Barretos sediará a etapa regional do treinamento preparatório da Operação São Paulo Sem Fogo na próxima terça-feira (6), das 8 às 18 horas, no campus do Instituto Federal. A oficina é realizada pela Defesa Civil Estadual com o detalhamento de atualizações sobre o combate a incêndios e com relação aos acionamentos e trabalho conjunto para proteção de vidas e do patrimônio. Os participantes terão a oportunidade de levar essas informações para suas comunidade e de utilizar esse conhecimento para aprimorar medidas adotadas em anos anteriores.

Em 2024, Barretos e cidades da região sofreram com centenas casos de queimadas, agravadas pelo período de seca severa. Coube à Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e brigadas de usinas o combate diretamente aos focos de incêndios, que muitas vezes ocorreram de forma concomitante em diferentes locais.

A importância da Operação São Paulo Sem Fogo é está diretamente ligada à preservação ambiental, à proteção da saúde pública e à redução de prejuízos econômicos e sociais. A iniciativa também busca coibir queimadas ilegais por meio da fiscalização de propriedades rurais e da aplicação da legislação ambiental, promovendo ainda a conscientização da sociedade sobre os perigos do uso do fogo. Outro aspecto relevante é a mobilização de diversos órgãos públicos, como o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar Ambiental, a Defesa Civil, secretarias estaduais e municipais, que atuam em conjunto para monitorar áreas de risco, treinar brigadas e realizar ações educativas.